Orçamento Participativo Jovem de Mesão Frio incentiva cidadania

Região

O Salão Nobre da Câmara Municipal recebeu a apresentação pública do Orçamento Participativo Jovem de Mesão Frio (OPJMF), processo de cidadania ativa que visa o envolvimento de alunos do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, com idades dos 6 aos 18 anos e de jovens recenseados no concelho, ou residentes no mesmo, com idades dos 19 aos 35 anos.

O objetivo é incluir estas faixas etárias da população no processo de decisão, propondo e deliberando sobre uma parcela de até 10 mil euros do orçamento municipal que a autarquia de Mesão Frio disponibiliza.

Aquando da apresentação pública, na sua intervenção, o presidente do município referiu que este “é mais um projeto inédito no concelho”, que vem dar sequência à inclusão dos jovens na participação da cidadania ativa e da vida política, facto que é manifesto na Assembleia Municipal de Mesão Frio, que apresenta uma das bancadas parlamentares mais jovens do país. O edil assumiu o compromisso de, no próximo ano voltar a implementar um OPJ, mediante as condições propícias para o mesmo.

Dado o ‘pontapé de saída’ daquele que é o primeiro OPJ de Mesão Frio, a divulgação está agora em curso, presencialmente, junto de 23 turmas do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade. No início do próximo mês, segue-se o período para a apresentação das propostas, de 1 a 28 de fevereiro, no Balcão único da autarquia de Mesão Frio, através do preenchimento e da submissão de um formulário próprio.

As duas principais fases em que decorrerá o OPJMF consistem na recolha das propostas, na avaliação e na votação das mesmas, de 1 de fevereiro a 24 de maio. A segunda fase compreenderá a implementação e a execução dos projetos, de 27 de maio a 31 de dezembro e será vencedor o projeto que venha a obter o maior número de votos.