Menos de 2500 estudantes mudaram as suas opções na candidatura ao ensino superior

UTAD, Vila Real

O presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior diz que o número “relativamente reduzido” de estudantes que alteraram as suas candidaturas ao ensino superior significa que “a maioria dos candidatos está convicta das opções que tinha tomado”. O número de candidatos já era o maior em vinte anos, mas ainda vai subir.

Apenas 2445 estudantes alteraram as suas candidaturas ao ensino superior, escolhendo cursos diferentes daqueles a que inicialmente tinham concorrido ou mudar a ordem dos cursos escolhidos, noticia o Público. Este número corresponde a menos de 4% dos candidatos.

As candidaturas ao ensino superior estiveram novamente abertas entre 9 e 11 de setembro. A 1.ª fase do concurso nacional tinha terminado a 23 de agosto, mas dias depois, a 27 de agosto, surgiu a decisão por parte do Governo de alargar o número de vagas. O Governo autorizou as universidades e institutos politécnicos a destinar ao regime geral de ingresso as vagas que não forem usadas nos concursos especiais, o que é habitualmente destinado aos estudantes internacionais. Foram criadas, assim, 4737 vagas adicionais.