Covid-19: Escolas encerradas por 15 dias

As escolas de todos os graus de ensino estão encerradas hoje e assim vão ficar nos próximos 14 dias, esta é a decisão do Governo para mitigar a propagação do novo coronavírus. Ao contrário do que aconteceu no primeiro confinamento em março, os alunos ficam em casa, mas sem aulas à distância. Dias de aulas que depois serão recuperados com a ausência das férias de Carnaval e a redução das férias da Páscoa. As férias de Verão vão começar uma semana mais tarde.

O ministro da educação, Tiago Brandão Rodrigues, diz que a decisão foi tomada tendo em conta a opinião da comunidade educativa.

Entretanto os pais que não estejam em teletrabalho terão as faltas justificadas e será concedido apoio igual ao que foi prestado no confinamento de março, um apoio que corresponde a dois terços da remuneração base, pago em partes iguais pela entidade empregadora e pela Segurança Social.

Estas medidas acautelam ainda escolas que não encerram para acolher alunos até aos 12 anos filhos de pais que trabalham em serviços essenciais.

O Governo garante que vai continuar a ser assegurado apoio alimentar a todas as crianças que beneficiem de Ação Social Escolar.