Vila Real entre os distritos com mais casos de incumprimento na limpeza de terrenos florestais

Geral, Região

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia a fase de fiscalização da limpeza dos terrenos florestais amanhã, findo o prazo que o Governo estendeu devido à pandemia.

A GNR conta 23.852 situações de incumprimento da limpeza, sendo que os distritos de Vila Real, Viseu, Leiria, Castelo Branco,Viana do Castelo, Coimbra, Aveiro, Santarém e Castelo Branco são os distritos em que surgem mais casos.

A fiscalização e aplicação de coimas avança a partir de amanhã, com prioridade dada às 1.114 freguesias prioritárias, devido ao risco de incêndio ser elevado.

Com o prazo a terminar no domingo, a fase de fiscalização vai começar na segunda-feira, em que “a prioridade de atuação da GNR irá incidir nas 1.114 freguesias prioritárias” devido ao risco elevado de incêndio. As coimas vão dos 280 euros a 120.000 euros.

Entretanto, as autarquias terão de garantir , até 30 de junho, a realização dos trabalhos de gestão de combustível, cujos proprietários não cumpriram no devido prazo.

Sónia Domingues