UTAD: Graça Morais ” feliz” com Honoris Causa

UTAD, Vila Real

A UTAD concedeu ontem o título de Honoris Causa a Graça Morais.

Uma cerimónia que contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, que quis associar-se a esta homenagem da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.

O Reitor da UTAD, Emídio Gomes, lembrou que o Honoris Causa distingue os “melhores entre os melhores”, sendo que a pintora Graça Morais é “uma pintora com expressão mundial” e um “símbolo do nosso País”.  O Reitor anunciou que a Universidade vai criar uma Cátedra Graça Morais, podendo vir a patrocinar o estudo da obra da pintora.

Graça Morais mostrou-se feliz por este reconhecimento, referindo ser “uma grande honra.”

A pintora, natural de Vila Flor distrito de Bragança, enalteceu as caraterísticas da UTAD onde há harmonia entre o ensino e a natureza.

A invasão da Ucrânia pela Rússia causou na pintora uma enorme indignação que a deixou sem vontade de pintar, no entanto, Graça Morais garantiu que vai “reagir”.

Graça Morais é a segunda mulher a receber Honoris Causa na UTAD, a primeira foi a escritora Agustina Bessa-Luís em 2018.