UTAD em viagem pelos sabores do mundo

UTAD, Vila Real

Da Turquia ao Brasil, de Moçambique até à Polónia, não vão faltar sabores e ritmos diferentes no campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para celebrar o “International Day”. A 31 de maio, haverá partilhas multiculturais e experiências enogastronómicas, num ambiente acolhedor e festivo.

A partir das 16h, a azáfama das panelas e dos tachos vai fazer-se sentir no Kitchen Lab. Os estudantes internacionais vão preparar mais de duas dezenas de iguarias, seguindo o receituário dos seus países de origem. Mas o cardápio do “UTAD International Day” incluirá ainda atividades de animação cultural, com capoeira e música étnica.

O ‘UTAD International Day’ representa a valorização dos nossos estudantes internacionais e a promoção de um ambiente multicultural no nosso campus. É também uma ocasião especial para a comunidade académica e para a comunidade local se encontrarem e experimentarem pratos típicos de 15 países”, refere o vice-reitor para a Internacionalização, Luís Ramos.

A degustação destes saberes e sabores acontecerá no University Center, a partir das 17h. Das entradas às sobremesas, o difícil vai ser escolher: haverá pão de queijo, caldo mancarra, caril de amendoim, Çiğ köfte, dumplings, moamba de galinha, arroz Jollof, Moussaka, Sarmale, beijinho, brigadeiro, tiramisu, entre outras propostas. A pontuar todas as provas, haverá néctares da Região Demarcada do Douro.

Atualmente, a UTAD é já a escolha de mais de mil alunos de 54 países, da Europa à África, da América à Ásia. “Esperamos que esta 2ª edição do “International Day” seja uma festa de partilha glocal de sabores e saberes, provando que a UTAD está cada vez mais multicultural, inclusiva e global”, conclui.

CI_UTAD