UTAD dispõe de 1481 vagas, mais 1,7% em relação ao ano passado

UTAD, Vila Real

A Direção Geral do Ensino Superior já divulgou as vagas para o novo ano letivo, sendo o  prazo de candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público de  7 a 23 de agosto.

O número de vagas disponibilizadas nas instituições localizadas em regiões com menor pressão demográfica cresce 2% quando comparado com o ano letivo anterior, enquanto o número de vagas nas demais regiões cresce 0.8%.

O número de vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino superior politécnico aumenta 1.3%, enquanto as vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino universitário aumenta 1%; 3.

Aumenta o número de vagas em ciclos de estudos que visam a formação em competências digitais, que cresce 2.8 % (crescimento de 8036 para 8263 vagas), com aumento mais expressivo nas instituições localizadas em regiões com menor pressão demográfica, onde o aumento face a 2019 é de 5%.

Segundo a DGES as vagas agora colocadas a concurso “estão em linha com as medidas de políticas públicas adotadas nos últimos anos para promover um maior e mais inclusivo acesso ao ensino superior, com maior coesão territorial”.

Na UTAD o número de vagas aumentou 1,7% em relação ao ano anterior sendo de 1481 vagas.

Por exemplo a Escola Ciências Humanas e Sociais ultrapassa a barreira das 500 vagas, passando de 481 em 2019 para 512 em 2020, representando 35% das vagas da UTAD ao Concurso Nacional de Acesso -CNA.

Outro dado deste concurso dá conta que as Escola Ciências Humanas e Sociais,  Escola Ciências e Tecnologia e Escola Superior de Enfermagem as vagas crescem 6%.

Já a Escola Ciências Agrárias e Veterinária e a Escola de Ciências da Vida e do Ambiente as vagas decrecem 5%.