UTAD com 596 novos estudantes internacionais

UTAD

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi a instituição escolhida por 596 novos estudantes internacionais para o ano letivo 2023/24. Oriundos de 39 países, a maioria chega da Europa, de África e da América.

O vice-reitor para a Internacionalização, Luís Ramos, afirmou que este número de novos alunos “é um bom sinal de que a estratégia da UTAD está a consolidar” realçando que esta é uma forma de internacionalizar cada vez mais a Universidade Transmontana.

Luís Ramos avançou que a estratégia de internacionalização da UTAD passa por dois grandes eixos.

Os alunos estrangeiros quando chegam a Vila Real deparam-se com vários problemas sendo o mais grave a falta de alojamento, mas o vice-reitor para a Internacionalização defende que a academia e a cidade terão de ter mecanismos para receber da melhor maneira estes alunos, que muitas vezes necessitam de arranjar trabalho para minimizar as despesas.

Mas para Luís Ramos o “maior desafio é o acolhimento e integração” e “temos de saber respeitar as diferenças”

Atualmente a UTAD tem mil estudantes internacionais, de 48 nacionalidades, a frequentar diferentes ciclos de estudo, confirmando que a UTAD é um destino universitário cada vez mais global e inclusivo.

Mais de metade dos novos estudantes internacionais está inscrita em mestrados e doutoramentos, sendo que as Ciências Humanas e Sociais, as Ciências da Vida e do Ambiente e as Tecnologias dominam as preferências. Em mestrados estão inscritos 59% dos estudantes, 4% em mestrados integrados e 10% em doutoramentos.