UTAD : “ChangeTalks” a caminho da inovação social

UTAD, Vila Real

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acolhe as “ChangeTalks”, subordinadas ao tema da “Inovação Social e Desenvolvimento Regional”.

Incentivar a comunidade académica para a criação de novos projetos de inovação social e empreendedorismo de impacto, perceber a sua importância para a região e dar a conhecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo de impacto em Portugal são alguns dos objetivos destas “ChangeTalks”.

João Barroso, vice-reitor da UTAD,  refere que este encontro, que tem como parceiros mais seis Universidade do país, pretende analisar os problemas sociais das região de baixa densidade e de que forma podem ser solucionados.

A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, lembra que a Inovação Social tem por objetivo principal “melhor a qualidade de vida das pessoas”, com a resolução de problemas sociais específicos.

Isabel Ferreira salienta que a harmonização económica e social pode beneficiar a coesão territorial, frisando a importância da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, recentemente criada.

Para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional esta temática exige a colaboração de vários intervenientes capazes de formar projetos aglutinadores que favoreçam a sociedade como um todo.