UTAD associa-se à homenagem a Teolinda Gersão

UTAD, Vila Real

O Departamento de Letras, Artes e Comunicação (DLAC) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai realizar três iniciativas que pretendem assinalar os 40 anos de escrita literária da escritora portuguesa Teolinda Gersão.

Os eventos do DLAC enquadram-se num ciclo de iniciativas em rede que resultam da cooperação de diversas universidades europeias e de universidades de países de língua portuguesa “numa polifonia sinalizadora da diversidade perspética que a obra da Autora estimula”.

Para assinalar as efemérides, o DLAC, com o apoio do Centro de Estudos em Letras, ambos da UTAD, têm previstas três atividades, nomeadamente:

28 de maio: Luísa Castro Soares, Natália Amarante, Luís Oliveira, Sónia Coelho e Susana Fontes, docentes da comissão organizadora, levam o conto “A Velha” à Escola EB1 N.º 2 de Vila Real. Pretende-se dar a conhecer a autora através de uma leitura dramatizada do conto e estimular a participação num concurso de escrita criativa.

9 de junho: no Teatro de Vila Real, às 20h30, Luís Oliveira, em conjunto com os alunos do 3.º ano de Teatro e Artes Performativas da UTAD, levará a cena a adaptação do texto “Os Anjos” de Teolinda Gersão.  Neste evento, será entregue o prémio ao vencedor do concurso de escrita, lançado na Escola EB1 N.º2. Esta iniciativa é gratuita e aberta ao público.

O programa de comemorações da UTAD termina com o Colóquio Internacional ‘Teolinda Gersão: um percurso ideológico e literário’, no dia 16 de junho, em formato digital, que conta com a participação da escritora. Esta iniciativa é de participação livre e gratuita através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89754139397.