Unidades hoteleiras vão alojar alunos do ensino superior

UTAD, Vila Real

O Ensino Superior terá a nível nacional mais 16% de camas do que no ano transato graças a uma medida do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que vai permitir disponibilizar as camas de alojamentos locais e hotéis  aos alunos deslocados.

Ontem na UTAD o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, salientou a importância dos protocolos assinados com os operadores turísticos e pousadas da juventude, sendo “um esforço coletivo” no sentido de responder as necessidades.

António Fontaínhas Fernandes, Reitor da UTAD, anunciou que a universidade transmontana está a realizar protocolos de cooperação com vinte instituições locais, tendo em conta o esperado aumento de alunos este ano letivo.

O presidente da AAUTAD, José Pinheiro, refere que esta é uma resposta imediata lembrando que é necessário não esquecer que são precisos alojamentos permanentes para responder à crescente procura.

Celeste Gonçalves e Pedro Lisboa são dois dos operadores turísticos da cidade de Vila Real que aderiram a esta proposta do Governo.  Ambos tentaram encontrar soluções nos seus alojamentos para acolher os alunos da UTAD.

Segundo o Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior os protocolos vêm reforçar a capacidade instalada de alojamento púbico para estudantes, promovendo uma estratégia de cooperação com o setor turístico.

Com estes protocolos, que o Governo tem vindo a assinar com os operadores turísticos, passam a ser mais de 18 mil as camas disponibilizadas este ano letivo, incluindo a capacidade revista nas residências de estudantes.