Solo da Região Demarcada do Douro é “Solo do Ano 2024”

Região

Os solos das vinhas da Região Demarcada do Douro foram escolhidos como o “Solo do Ano” 2024.

É uma iniciativa que divulga a diversidade deste recurso e fomenta o seu conhecimento.

O anúncio foi feito no Dia Mundial do Solo, que se celebra hoje, pela Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo.

Destacou que os solos da Região Demarcada do Douro foram os escolhidos para a primeira edição da iniciativa “O Solo do Ano” em Portugal.

Esta organização disse, em comunicado, que os solos do Douro “sustêm a paisagem do vale duriense e uma atividade económica que moldou a vida do homem muito para além deste território”.

“Estes solos são a base da produção vitícola e da qualidade dos vinhos e a sua gestão sustentável constitui um desafio permanente da viticultura duriense”, salientou ainda a organização.

Esta é a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo. criada em 1756.

Estende-se por 250 mil hectares, dos quais 24 mil são Património Mundial da UNESCO desde 2001, uma distinção que se assinala a 14 de dezembro.

CIR