Semana da leitura em Vila Real

Vila Real

Está a decorrer a Semana da Leitura, uma iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura, que em Vila Real está a ser dinamizada pela Rede de Bibliotecas.

Na edição deste ano o tema escolhido é Literatura e Ilustração, e até à próxima sexta-feira vários serão os escritores e ilustradores a visitarem as diversas escolas do concelho vila-realense.

Luísa Pipa, docente e dinamizadora da Biblioteca da Escola das Árvores, refere que esta ação pretende sensibilizar o público alvo- os alunos, a conhecerem melhor a interação entre os escritores e os ilustradores.

Cláudia Guedes, foi a primeira convidada desta iniciativa onde a sua obra “Sou uma linda borboleta Azul” foi alvo de leitura por parte do público infantojuvenil. Esta engenheira, que trabalha na área ambiental, diz que o livro pretende deixar uma mensagem ecológica.

Margarida Hoc foi a ilustradora da Borboleta Azul e confessa que foi um desafio e uma experiência agradável passar a mensagem de Cláudia para o desenho.

Outra dupla que já foi às escolas esta semana foi a escritora Amparo Rainha e a ilustradora Alcina Rabaço Gonçalves, também ambas de Vila Real.  A escritora Amparo Rainha mostrou-se feliz pelo facto de os alunos mostrarem interesse em ler as suas obras.

Alcina Rabaço Gonçalves começou a ilustrar livros precisamente depois do repto de Amparo e não está arrependida.

Apesar de não haver dados concretos, os professores que dinamizam as bibliotecas escolares consideram que a partir do décimo ano os alunos procuram menos o livro em suporte papel. Teresa Morais da Biblioteca da Escola Secundária de S. Pedro,Vila Real, acredita  que as novas tecnologias podem também levar os mais jovens a ler.

Promovida pelo Plano Nacional de Leitura esta semana tem o objetivo de comemorar a leitura e o leitor.

As atividades propostas em Vila Real pela Rede de Bibliotecas têm como público-alvo os alunos e professores das escolas pertencentes à Rede, desde o ensino pré-escolar até ao 12º ano.