Rui Pedro Fernandes, professor no Liceu, é finalista do Global Teacher Prize Portugal

Vila Real

Rui Pedro Fernandes professor de matemática na Escola Camilo Castelo Branco, em Vila Real é finalista no Global Teacher Prize Portugal 2024.

O professor está no antigo Liceu de Vila Real desde 1996 e segundo o promotor deste premio “destaca-se pelo seu compromisso com a inovação pedagógica e pelo sucesso notável dos seus alunos, muitos dos quais alcançam classificações elevadas no exame nacional de Matemática A.”

O docente está nomeado devido às  práticas inovadoras em sala de aula, tendo implementado uma metodologia que permite aos alunos ir ao quadro por iniciativa própria, incentivando a participação ativa sem penalização por erros, o que fomenta um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e menos intimidador.

Rui Pedro Fernandes é pioneiro na utilização de tecnologias digitais para apoiar o ensino, tendo criado e gerido plataformas online para partilha de materiais e apoio aos alunos fora do horário escolar.

O professor da Escola Camilo Castelo Branco criou e lidera o projeto Desmultiplicar que tem introduzido novas práticas no ensino, estimulando o recurso à tabuada de forma independente numa competição lúdica e divertida.

São 10 os professores finalistas no Global Teacher Prize Portugal e o  vencedor desta edição vai ser conhecido no próximo dia 17 de maio às 14h30 no Auditório do Banco Santander em Lisboa.