Rúben Fonseca membro do Conselho Geral da UTAD considera a UFM um “instrumento importante para a academia e para a região”

UTAD, Vila Real

A Universidade FM foi criada a 5 de maio de 1986 tendo como presidente da Associação de Estudantes da UTAD, Rúben Fonseca, sendo o aluno Paulo Cristina, o primeiro diretor da rádio. Ambos participaram no passado sábado num programa de rádio onde recordaram os primeiros tempos da rádio.

Rúben Fonseca, que atualmente faz parte do Conselho Geral da UTAD, lembra como o projeto teve início, sublinhando que este é um instrumento importante não só para a academia como para a região.

Quanto ao futuro Rúben Fonseca espera que a Universidade FM continue a divulgar a academia, servindo como laboratório para os alunos da UTAD.

A UFM celebrou os 35 anos com um espetáculo, no Grande Auditório do Teatro de Vila Real, que deu palco aos projetos artísticos vila-realenses Tuna Elétrica da Timpeira, José Lencart Silva, aluno finalista do Conservatório Regional de Música de Vila Real, Trouxa Mouxa e Can Cun.

O espetáculo de aniversário contou com os Can Cun, um grupo que tem vindo a ganhar um lugar de destaque no panorama musical português. Bruno André Azevedo, Bruno Coelho e Jorge Simões são os elementos da formação que apresentaram no sábado um quarto elemento, Daniela Azevedo nas teclas. A inspiração da banda está em vários estilos de música, e brevemente o terceiro álbum vai ser editado.

A música transmontana subiu ao palco com os Trouxa Mouxa, um projeto que nasceu em 2005 e tem como objetivo divulgar a Gaita de Foles Transmontana e a música tradicional da região, como lembra Ricardo Almeida. João Diogo, de 14 anos, é o mais recente e o mais novo elemento dos Trouxa Mouxa, mostra uma grande paixão pela música tradicional.

Nos 35 anos da UFM, a rádio juntou vários colaboradores que ao longo destes anos fizeram e continuam a fazer a rádio, que se tem afirmado, pela informação da região e pela diversidade de programas que dão voz aos transmontanos.