Reitor eleito da UTAD, Emídio Gomes, com equipa completa

UTAD, Vila Real

Emídio Gomes, reitor eleito da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) no passado dia 29 de março em Conselho Geral, tem completa a sua equipa reitoral que deverá tomar posse dentro de dias.

Assim, para a Área do Ensino, Emídio Gomes escolheu Jorge Ventura para Vice-reitor para a Educação, sendo coadjuvado por Carla Amaral, Pró-reitora para o Ensino e Qualidade e José Paulo Cravino, Pró-reitor para a Inovação Pedagógica.

Relativamente à Área da Universidade Digital que irá trabalhar em colaboração estreita com toda a área de serviços e sistemas de informação foi escolhido João Barroso, como Vice-reitor para a Inovação, Transferência de Tecnologia e Universidade Digital e Hugo Guedes da Silva, para Pró-reitor para a Transição Digital e Modernização Administrativa.

O reitor eleito escolheu, ainda, Eduardo Rosa como Vice-reitor para a Investigação e António Jaime Sampaio como Pró-reitor para as Infra-estruturas e Projetos Científicos.

“Considerando a excecionalidade do contexto pandémico e a sua influência no Ensino Superior, nomeadamente as implicações diretas e indiretas nas vidas e percursos dos estudantes da UTAD”, Emídio Gomes defende que “é relevante pensar abordagens alternativas e inovadoras, iniciando, no imediato, e perspetivando respostas a problemas sociais, diferenciadas das convencionais, que promovam a autonomia e gerem impacto social positivo, com utilização eficiente de recursos” a criação da Pró-reitoria para a Ação e Inovação Social, papel que será desempenhado por Maria da Conceição Azevedo.

Para completar a equipa, o reitor escolheu: Gonçalo Fernandes, como Vice-Reitor para a Internacionalização; Cristina Saraiva, como Pró-Reitora para as Parcerias e Relações Internacionais; Daniela Fonseca, como Pró-Reitora para a Cultura, Comunicação e Imagem; Maria da Conceição Rainho, como Pró-Reitora para a Saúde e Bem-Estar e Ricardo Bento, como Pró-Reitor para o Planeamento, Território e Património.

Emídio Gomes e a sua equipa reitoral deveram tomar posse dentro de dias, o novo reitor vai liderar a UTAD nos próximos quatro anos, sucedendo a António Fontaínhas Fernandes, que governou a universidade transmontana, durante dois mandatos, ou seja, nos últimos oito anos.