Rebanho em Sanguinhedo poderá ter sido atacado por lobo ibérico

Vila Real

Um pastor de Sanguinhedo, Vila Real, diz que o lobo ibérico voltou a atacar o seu rebanho, tendo matado oito ovelhas.

O filho, Fábio Letra, diz que esta já não é a primeira vez que o rebanho é vítima de ataques de lobos e lamenta que o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) não assuma as responsabilidades.

Em outras zonas da região há registos de ataques de cães vadios a rebanhos, mas Fábio Letra afirma que na área de Sanguinhedo o lobo já foi avistado por diversas vezes e os ferimentos nas ovelhas atestam que são provocados por lobos.

Fábio Letra refere que o prejuízo deste último ataque é de cerca de mil euros, acrescentando que esta situação leva muitas vezes os pastores a ponderarem desistir da atividade.

Contactada a delegação de Vila Real do ICNF foi confirmada uma comunicação através da plataforma do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) de uma ocorrência no dia 13 de maio no local do Bairro da Seara, freguesia de Mouços e Lamares, concelho de
Vila Real. O ICNF referiu ainda que realizou uma vistoria ao local no dia 14 de maio para efetuar a peritagem, “na qual observaram quatro ovelhas adultas e quatro ovelhas jovens mortas. A peritagem será submetida pela equipa de vigilantes da natureza na plataforma para análise técnica e, caso se confirme ser prejuízo provocado pelo lobo, o proprietário receberá a respetiva indeminização.”

Desde janeiro de 2024, registam-se 15 ocorrências tratadas pelas equipas de Vigilantes da Natureza do Parque Natural do Alvão no concelho de Vila Real.