Projeto Floresta Comum – Vila Real já plantou 200 mil árvores

Vila Real

O município de Vila Real continua a reflorestar o concelho, tendo já plantado 200 mil árvores autóctones.

Carlos Silva, vereador da Câmara Municipal de Vila Real, refere que este é o concretizar do plano da Quercus “Floresta comum” que tem como meta a plantação de um milhão de árvores em 5 anos.

Este é também um meio de concretizar um dos objetivos da autarquia de tornar o concelho cada vez mais sustentável em termos ambientais.

O objetivo de plantar um milhão de árvores em cinco anos só é possível com a ajuda de todos, daí o envolvimento da comunidade nestas plantações, em especial das escolas, dos escuteiros, voluntários entre outros.

Todas as árvores atribuídas pelo Floresta Comum são oferecidas e provêm da Bolsa de Árvores Autóctones constituída anualmente. Esta bolsa é composta pela disponibilização de árvores por parte dos viveiros do Instituto Conservação da Natureza e Florestas.

O envolvimento dos municípios na reflorestação ajuda a concretização do projeto da Floresta Comum.