Primeiro Ministro visita amanhã a UTAD

UTAD, Vila Real

O Primeiro Ministro, António Costa, vai estar amanhã de visita à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Nesta visita serão apresentados dois importantes projetos para a Região financiados pelo Norte 2020, o UTAD FOOD ALLIANZ, projeto liderado pela UTAD, que visa o estudo da cadeia alimentar assente no conceito do campo para o prato, tendo como base a correta alimentação dos animais com vista à sua melhor saúde e bem-estar, culminando com uma alimentação saudável e de qualidade pelo consumidor de carne. O outro projeto visa a instalação de uma delegação do Instituto Fraunhoffer em Vila Real no âmbito da agricultura de precisão e da gestão da água.

Nesta visita, o Primeiro-Ministro irá também inaugurar as intervenções efetuadas no domínio da eficiência energética no património edificado da UTAD, financiadas pelo POSEUR e que permitiram a remoção de trinta e cinco mil metros quadrados de fibrocimento, a instalação de cerca de mil painéis fotovoltaicos e a substituição de gás natural por biomassa, assim como a substituição de sistemas de iluminação convencionais por tecnologia LED. Esta intervenção vai permitir diminuir em cerca de 70% as emissões de gases e diminuir a fatura da energia bruta para metade.

O Primeiro Ministro irá ainda acompanhar a construção do eixo ciclável que liga o centro da cidade e o centro do campus, enquadrada no plano estratégico de desenvolvimento urbano articulado com a Câmara de Vila Real. A ecovia no campus tem uma extensão de cerca de 7 km e envolve a requalificação de passeios, praças e sistema de iluminação. Esta intervenção é financiada pelo Norte 2020 em cerca de três milhões de euros e enquadra-se no PEDU da Autarquia.