Prémio D. Diniz é entregue hoje com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa

Vai ser entregue hoje o prémio D. Diniz, instituído pela Fundação Casa de Mateus desde 1980 a obras literárias nacionais desde poesia, ficção, romance ou ensaio, publicados no ano anterior ao da atribuição do prémio.

Este ano o Júri, constituído por Nuno Júdice, Fernando Pinto Amaral e Pedro Mexia, escolheu o escritor Onésimo Teotónio Almeida e a cerimónia de entrega do prémio será esta tarde com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Teresa Albuquerque, da Fundação Casa de Mateus, lembra que este é um prémio que pretende reconhecer o que de melhor se faz no nosso país, e refere outros nomes que foram premiados ao longo destes anos, como por exemplo Bernardo Vasconcelos e Gonçalo Monteiro, Agustina Bessa Luís, Hélder Macedo, Mário Cláudio, e muitos outros.

A 35ª edição do prémio D. Diniz da Fundação Casa de Mateus decorre esta tarde, atribuindo assim a Onésimo Teotónio Almeida, nascido em São Miguel, Açores, pelo seu livro “O século dos prodígios”.

O premiado doutorou-se em Filosofia pela Brown University, nos Estados Unidos da América, e foi diretor de vários departamentos daquela universidade, onde leciona uma cadeira sobre os valores e mundividências.