Peso da Régua homenageia Agustina Bessa-Luís

Região

Decorreu na Biblioteca Municipal do Peso da Régua, a cerimónia de entrega de prémios do Prémio de Ensaio Agustina Bessa-Luís.

O Júri, constituído por Alda Lentina, Fátima Vieira, Mónica Baldaque e Pedro Mexia, decidiu, por unanimidade, atribuir o primeiro prémio ao Ensaio «Agustina Bessa-Luís: uma Forma de Perdão», da autoria de Miguel Zenha, destacando o rigor e a sofisticação do trabalho apresentado.

Apesar de o Regulamento não contemplar a atribuição de Menção Honrosa, considerando o interesse do Ensaio «O fantasma inglês com a cabeça debaixo do braço: a obra cronística de Agustina Bessa-Luís», da autoria de Sofia Andrade, o Júri decidiu, por maioria, atribuir-lhe a distinção de Menção Honrosa.

Maria José Lacerda, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua agradeceu a presença de todos, tendo contextualizado o Prémio, no âmbito das comemorações oficiais do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís. Maria José Lacerda agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Júri do Prémio, bem como a colaboração prestada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro na organização do mesmo. Por fim, Maria José Lacerda recordou Agustina Bessa-Luís, sublinhando a importância de ter escolhido Peso da Régua para viver e o quão bem observou o Douro.

Mónica Baldaque agradeceu à Câmara Municipal do Peso da Régua por esta iniciativa, que apelidou de corajosa e que valoriza o conhecimento sobre Agustina. Para Mónica Baldaque, o dia de hoje corresponde a um momento muito importante e gratificante no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de sua mãe.

Enquanto elemento do Júri, referiu-se ao Ensaio vencedor como uma reflexão inovadora e inspiradora para escritores e estudiosos, sublinhando o fato de Miguel Zenha ter escolhido o tema que Agustina traz obsessivamente aos seus romances: o tema do perdão.

Deixou uma palavra também para Sofia Andrade, a quem foi atribuída a menção honrosa, que se debruçou sobre a obra cronística de Agustina Bessa-Luís, considerando-o um trabalhado bem preparado, bem organizado e com método.

Miguel Zenha agradeceu à Câmara Municipal do Peso da Régua e ao Júri, explicando que teve o privilégio de escrever sobre alguém que admira desde que ingressou no mestrado em estudos portugueses e cuja dissertação versou sobre a obra de Agustina.

Sofia Andrade agradeceu a menção honrosa que lhe foi atribuída.

Em Peso da Régua, o dia foi dedicado a Agustina Bessa-Luís. O Auditório Municipal recebeu os alunos do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas João de Araújo para assistirem à peça UMA OUTRA BELA ADORMECIDA, uma revisitação da história ‘A Bela Adormecida’, a partir do texto da autoria de Agustina, contada através de música e imagens.

CI_CMPR