Perigos da Internet explicados através peça teatro

Vila Real

Os alunos das escolas secundárias do concelho de Vila Real assistiram ontem no Grande Auditório do Teatro de Vila Real a uma encenação onde o mote principal era a sensibilização para os perigos da Internet.

Uma iniciativa da Polícia de Segurança Pública e da Fundação PT que pretendeu através de uma peça de teatro divertida abordar o tema dos perigos na utilização da Internet.

O Sub-Comissário da PSP de Vila Real, Agostinho Vaz, refere que esta ação para além da componente de sensibilização teve ainda a solidária, uma vez que cada aluno contribui com um euro para a Academia do Johnson, que acolhe e ajuda, através do desporto, crianças de rua.

O Sub-Comissário Agostinho Vaz refere que apesar das inúmeras ações de sensibilização nas escolas sobre os perigos da Internet há cada vez mais casos de situações indesejáveis que são relatadas na PSP.

O vereador do pelouro da Educação da Câmara Municipal de Vila Real, José Maria Magalhães, considera que o currículo não formal e fora do contexto de sala de aula é muito importante para a aprendizagem dos alunos, daí que a autarquia tenha contribuído para que esta peça de teatro tivesse vindo a Vila Real, sublinhando que apenas oito municípios terão esta oportunidade.

O Programa Comunicar em Segurança pretende contribuir para uma cidadania digital consciente, segura e responsável, sendo dirigida sobretudo para os mais jovens e seus encarregados de educação.

Através de uma peça de teatro este programa alerta para a utilização adequada da Internet, telemóveis e redes sociais a fim de serem evitados os riscos decorrentes desta utilização.