Notícias UFM 5 janeiro 2021

Podcasts

— Distrito de Vila Real continua em alerta amarelo devido ao frio e a Autoridade de proteção Civil aconselha a ter o maximo de cuidados com os sistemas de aquecimento das habitações …

— A vacinação contra a Covid-19 nos lares de idosos na área de influência do Agrupamentos de Centros de Saúde Marão Douro Norte começou hoje no concelho do Peso da Régua. Os utentes das IPSS de Sedielos e de Vilarinho de Freires e ainda os utentes da Unidade de Cuidados Continuados do Peso da Régua foram os primeiros a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O autarca José Manuel Gonçalves considera que esta “é uma boa notícia” e o primeiro passo para a criação da imunidade de grupo. O presidente da Câmara reconhece que o elevado risco de contágio da doença no seu concelho pesou na escolha destas unidades para serem as primeiras do distrito a receberem a vacina.

— Em virtude de nos últimos dias, no concelho do Peso da Régua, o número de casos ter aumentado, a Câmara Municipal do Peso da Régua decidiu, suspender, por tempo indeterminado, a realização da feira semanal.

— Desde 1 de janeiro que é proibido fumar em espaços públicos fechados que ainda não estavam comtemplados na lei de agosto de 2015. Esta lei criou normas específicas para a proteção dos cidadãos da exposição involuntária ao fumo do tabaco. As regras estavam em vigor desde janeiro de 2016, mas a proibição total de fumar em espaços públicos fechados só se efetivou a 1 de janeiro deste ano. Um facto que apanhou de surpresa muitos proprietários de espaços públicos e de fumadores. Em Vila Real os cafés onde ainda era permitido fumar passaram agora a proibir. Para os proprietários é uma medida que aos poucos os clientes vão-se habituando, mas lamentam que seja uma medida que vai dificultar ainda mais os tempos difíceis que o sector atravessa.