Notícias UFM 21 janeiro

Podcasts

— A partir de amanhã todos os alunos vão ficar em casa por 15 dias, uma interrupção de todas as atividades letivas que será depois compensada no calendário escolar. O primeiro ministro referiu ainda que esta medida é tomada como precaução e informou ainda que não vão ser realizadas aulas à distância. O Governo garante ainda as medidas às famílias que necessitarem tal como aconteceu no confinamento de março passado.

–A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) cooptou sete personalidades de reconhecido mérito externas à universidade que passarão a integrar o Conselho Geral e que se juntarão aos 18 conselheiros eleitos no passado dia 02 de dezembro de 2020.

— O presidente da concelhia do PSD de Vila Real, Nataniel Araújo, considera que o executivo camarário está a “limitar a participação dos cidadãos” na consulta pública sobre o Programa de Operação de reabilitação Urbana do Centro histórico de Vila Real. Para Nataniel Araújo o facto de a consulta pública decorrer em período de confinamento vai impedir os vila-realenses de puderem consultar e dar a sua opinião sobre este documento importante. O presidente social democrata sugere assim à autarquia que adie os prazos de discussão deste que é um “documento estratégico para o concelho”.

–Há prazos que devem ser cumpridos e a discussão pública do centro histórico da cidade de Vila Real tem de ser feita agora, esta é a resposta de Adriano Sousa vereador do urbanismo da câmara de Vila Real à sugestão do presidente da concelhia de Vila Real.

— Entretanto a concelhia de Vila Real do PSD já pediu a intervenção do Provedor de Justiça, do Ministério Público, da CCDRN e da Direção-Geral do Território no caso da alteração do Plano de Urbanização enviada pela autarquia para publicação em Diário da República. Recorde-se que na assembleia municipal de 21 de dezembro o PSD solicitou esclarecimentos ao Presidente da Assembleia Municipal sobre a divergência entre o documento aprovado e o que foi enviado para o Sistema Nacional de Informação Territorial da Direção Geral do Território. Os sociais democratas querem esclarecimentos sobre a eventual “falsificação do documento oficial”, e agora pedem a intervenção das quatro entidades “para ser apurada verdade”.

–O autarca do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, diz que é urgente cortar as cadeias de contágio e acrescenta que as autarquias podiam ajudar, com meios, para que os inquéritos epidemiológicos fossem feitos nas 24 horas seguintes após a sintomatologia. O autarca diz que os presidentes de câmara estão disponíveis para ajudar a estancar esta pandemia, lamentando que não tenha havido um plano concreto do Governo para evitar a rutura nos hospitais.