Notícias UFM 20 janeiro

Podcasts

— Foram alargadas as valências atribuídas às Estruturas de Apoio de Retaguarda com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta no combate à pandemia Covid-19. Esta rede nacional de estruturas de apoio de retaguarda complementar à rede já constituída pelos municípios, conta já com 20 unidades operacionais, que na sua totalidade têm uma capacidade máxima instalada para 2.069 utentes.

— A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população, devido à passagem da depressão Gaetan pelo território continental. Espera-se, para as próximas horas, condições meteorológicas adversas, tendo em conta as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

— O Ministério da Educação anunciou ontem que vai arrancar com a campanha de testes rápidos nas escolas públicas e privadas do ensino secundário dos concelhos de risco extremamente elevado de contágio da Covid-19. Em comunicado o Ministério da Educação deu conta que “em caso de identificação de surtos ativos será intensificada a testagem a toda a comunidade escolar, independentemente do grau de ensino.” A decisão foi tomada em conjunto com o Ministério da Saúde, e o Governo espera assim aumentar a rapidez de detenção de novos casos ativos da doença em alunos, professores e funcionários. Recorde-se que a nível nacional são 155 os municípios que integram a lista dos concelhos em risco extremamente elevado de contágio, no distrito de Vila Real estão nessa situação Boticas, Chaves, Montalegre, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Santa Marta de Penaguião e Valpaços.

O presidente da Câmara de Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, considera que o Governo continua a tomar “medidas avulsas” e diz que são necessárias medidas concretas para evitar o que já aconteceu com os Lares de Idosos.

— Pedro Seixas Silva, Advogado da Cavaleiro & Associados foi nomeado para “Portugueses de Valor” 2021. Os Portugueses de Valor são um prémio atribuído por um Júri de destacados empresários Portugueses espalhados pelos Mundo, que nomeiam Portugueses que pelo seu trabalho além fronteiras se destacam.

O trabalho internacional que a sociedade de Advogados tem levado a cabo junto da diáspora Portuguesa pelo mundo levou o Advogado vila-realense e colaborador da UFM a ser destacado pelo Júri.