Murça acolheu colóquio Internacional sobre herança cultural

Decorreu em Murça o 2º Coloquio Internacional de Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento.

Um dia de reflexão sobre património imaterial que contou com a presença de Sampaio da Nóvoa, representante Permanente de Portugal junto da UNESCO, que considerou este debate de extrema importância, ganhando mais relevância pelo facto de ter sido realizado numa pequena vila do interior.

Para Sampaio da Nóvoa este colóquio serviu para juntar universidades, escolas, associações, autarcas e sociedade civil num objetivo comum de “construir, pensar e partilhar as dimensões da memória” sendo central nestes dias em que “há fragmentação da sociedade e esquecimento”.

Mário Artur Lopes, presidente da Câmara de Murça, considerou esse colóquio “importante para a história e memória do concelho de Murça”.

2º Colóquio Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento pretendeu discutir o papel dos educadores, professores, estudantes, associações, instituições culturais e de preservação, no seu papel de salvaguarda do património material e imaterial transmontano, em ligação com o processo de desenvolvimento local, regional e transfronteiriço.