Mondim de Basto realiza a I Bienal do Granito

A I Edição da Bienal do Granito em Mondim de Basto vai decorrer de maio a setembro e pretende interligar a cultura, design e escultura envolvendo profissionais, estudantes e artistas na criação de novos produtos para o mercado, estimular o desenvolvimento de novos materiais em granito amarelo de Mondim, a introdução de design nos produtos atuais, assim como o estudo técnico do granito.

Desta forma, a câmara municipal de Mondim de Basto estabeleceu parcerias com a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com a Universidade do Porto e com a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo a fim dos objetivos desta Bienal serem atingidos.

O vereador da câmara de Mondim de Basto, Paulo Mota, salienta que esta iniciativa vai associar o granito amarelo de Mondim ao design dando mais valor aquele recurso endógeno.

Estas instituições de ensino superior, através dos seus cursos de design ao nível de licenciatura e mestrado, vão desenvolver um conjunto diversificado de novas peças. Através de abordagens inovadoras e criativas, os projetos académicos vão poder contar com o apoio das empresas locais ao longo da execução das peças, ao nível da partilha dos seus meios tecnológicos.

Paulo Mota refere alguns momentos de interesse da 1ª Bienal do Granito, como o primeiro Simpósio de Granito, o encontro de negócios do Granito, e a exposição de peças de design dos alunos.

A cerimónia de abertura da 1ª Bienal de Granito de Mondim de Basto está agendada para o próximo sábado, dia 11 de maio, às 16 horas, nos Paços do Concelho.

Os projetos finais vão ser exibidos no decorrer dos vários momentos, no concelho de Mondim de Basto