Isilda Rodrigues é a Provedora do Estudante da UTAD

UTAD, Vila Real

A UTAD tem um Provedor do Estudante, um órgão independente que tem como função a defesa e a promoção dos direitos e interesses legítimos dos alunos no âmbito da Universidade.

A professora Isilda Rodrigues, docente do departamento de Educação e Psicologia, é a responsável do cargo e considera um “grande desafio”, acrescentando que pretende implementar uma maior proximidade com os alunos.

A Provedora do Estudante já elaborou um guia prático informativo que está a ser distribuído aos alunos da UTAD.

Isilda Rodrigues diz que não pretende ser “um Portal da Queixa,” mas sim ter um papel pró-ativo, prevenindo eventuais problemas.

O Provedor do Estudante desenvolve as atividades e iniciativas que julgue adequadas ao seu bom desempenho em articulação com a Associação Académica da UTAD e com os órgãos e serviços da Universidade, designadamente com o Conselho Pedagógico das Escolas.

Os estudantes da UTAD podem apresentar à provedora exposições sobre ações ou omissões de outros estudantes, docentes, órgãos e serviços da Universidade, das suas unidades orgânicas de ensino ou de investigação, que as apreciará, sem poder decisório, dirigindo aos órgãos competentes as recomendações que entenda por necessárias.