Inovação e o Futuro da Floresta em analise na UTAD

A Associação de Estudantes de Engenharia Florestal -AEEF está a realizar as VI Jornadas Florestais.

O evento decorre hoje e amanhã no Auditório do Ciências Florestais da Escola de Ciências e Tecnologia (Pólo II), na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro tendo como tema “Inovação e o Futuro da Floresta”.

Segundo Anabela Nunes, presidente da AEEF, a iniciativa “pretende expor ao público as mais recentes inovações nos processos de gestão da floresta, na tecnologia e nas políticas florestais e serão abordados vários temas em redor da inovação e do futuro do setor.”

Hoje os temas centrais são a inovação na gestão e na tecnologia. Durante a manhã, as quatro palestras abordaram questões como os problemas criados pelas invasoras, os serviços de ecossistemas, a gestão para a maximização dos resultados financeiros, e por fim uma passagem para a segunda parte, relativa às tecnologias.

Durante a tarde, serão abordados cinco temas, nomeadamente os vários usos da fibra de madeira, simuladores para auxílio da gestão florestal, novos aproveitamentos da madeira, e ainda a deteção remota e as doenças em contexto florestal.

Amanhã, dia 5, sendo o assunto em foco as políticas florestais, as apresentações serão viradas para o público em geral com palestras sobre os territórios comunitários, com a presença de representantes da Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Rurais (AGIF), do Observatório Técnico Independente (OTI), do Laboratório da Paisagem de Guimarães, e ainda da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). Durante a tarde, será aberta a discussão ao público, com uma mesa redonda onde, além das entidades supracitadas, estarão presentes a BALADI e a FORESTIS.