III Edição do Festival Internacional de Imagem e Natureza foi apresentada

Vila Real

O Município de Vila Real deu a conhecer a III edição do FIIN Festival Internacional de Imagem e Natureza, que vai decorrer de 11 a 17 de novembro, com a exibição de curtas metragens e a abertura de exposições de desenho e fotografias apresentadas a este concurso.

Mas este Festival é muito mais que um concurso de escolha do melhor filme e fotografia de natureza, é um vasto programa de atividades que promovem a biodiversidade com especial enfoque para a do concelho.

A edição deste ano do FIIN já começou com a exposição itinerante dos trabalhos a concurso no ano passado, uma mostra que vai estar nos restantes 13 concelhos do distrito e mais dois que integram a Serra do Marão, Baião e Amarante.

Mafalda Vaz de Carvalho, vereadora do pelouro do ambiente da Câmara de Vila Real, refere que o FIIN itinerante já começou em Alijó, referindo que no dia 1 de abril é a data de abertura dos concursos. Esta responsável deixa algumas novidades desta edição.

Mafalda Vaz de Carvalho refere que o festival, que decorre de 11 a 17 de novembro terá as habituais sessões de curta metragem para as escolas e para o público em geral. O destaque vai ainda para o Percurso Fotográfico do Corgo, uma iniciativa que será ministrada por fotógrafos de Vila Real.

Recorde-se que 2018 marcou o início da internacionalização do FIIN tendo contado nessa edição com a participação de 538 indivíduos de 64 nacionalidades no concurso de desenho, 377 concorrentes de 31 nacionalidades no concurso de fotografia e 873 participantes de 94 nacionalidades no concurso de Curtas-Metragens.

A organização espera que este ano o número de participações no FIIN possa crescer substancialmente.