II Jornadas de Controlo de Infeções e Resistência a Antimicrobianos amanhã na UTAD

UTAD, Vila Real

Vão decorrer amanhã, no anfiteatro da Escola Superior de Saúde da UTAD, as IIª Jornadas do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência a Antimicrobianos, numa organização do ACES Marão Douro Norte.

Bela Alice Costa, médica de saúde familiar do Aces Marão Douro Norte e membro do Grupo de Controlo à Infeção e Resistência a Microbianos, refere que estas jornadas pretendem contribuir para o debate e reflexão sobre as fragilidades da prevenção às infeções e à resistência dos vírus e bactérias.

Para Bela Alice Costa estas jornadas pretendem sensibilizar os profissionais de saúde e a população em geral para a resistência aos antibióticos e para a prevenção do contágio.

Os alunos da Escola Superior de Saúde da UTAD são convidados a participar nestas IIª Jornadas.

Bela Alice Costa refere também que apesar de haver consenso sobre o uso dos antibióticos, na prática, ainda há muito a fazer para que as prescrições deixem de ser elevadas.

As jornadas vão decorrer amanhã com início às 9 horas e vão tratar temas como “os antibióticos como os tratamos”, “os antibióticos e a perspetiva de ensino”, “a infeção e os antibióticos -o novo paradigma pós -pandemia” e ainda “O Futuro : do que falamos quando falamos de terapêutica antibióticos”.