II Concurso Nacional de Tapas decorreu hoje na Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego

Teve hoje lugar, na Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, o II Concurso Nacional de Tapas com vista eleger o representante de Portugal no Campeonato Mundial de Tapas em Valladolid.

O evento iniciou no dia 19 à noite, com um briefing e jantar convívio tendo o concurso tido lugar no dia 20 de manhã.

Os concorrentes foram divididos em dois turnos sendo que, enquanto decorria o concurso para alguns dos participantes, outros assistiam a um workshop de harmonização de espumantes cortesia da FINECOOK e da Murganheira com a engenheira Marta Lourenço.

Os pratos a harmonizar foram: salada de espargos com pera abacate e curtos – espumante único; pato fumado, espuma de ouriço do mar, flor de lótus e couscous de couve-flor – espumante chardonnay; mousse de foie gras, uvas (brancas) e gengibre – espumante Millésime.

A vencedora do II Concurso Nacional de Tapas foi anunciada após o almoço: Joana Duarte do restaurante Pão de Canela, do Estoril. A representar, e muito bem, Lamego, esteve o chef Nuno Osório do Signature Hotel e, pela EHTDouro, o chef Hugo Santana.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego deixa o seu enorme agradecimento à FINECOOK, à Murganheira, ao Ayuntamiento de Valladolid, à VA! Valladolid, ciudad amiga de la gastronomia y el vino, representados por Gabriel Ureta Alonso e Rodrigo Criado del Rey Sáez, à vice-presidente do Município de Lamego e ao Vereador do Turismo.

CI_EHTD_L