Hup!Douro premiou ideias de alunos da Escola Latino Coelho e da Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego

Região, Vila Real

A CIM Douro e a Douro Alliance criaram o projeto Hup!Douro que tem como objetivo promover a criatividade e o empreendedorismo nos 19 municípios do Douro.

Nesse sentido foram realizados vários concursos de ideias dirigidos às escolas, com o “Empreender nas Escolas” e ao público em geral com o “Cria a tua empresa”.

Nas escolas o projeto Hup!Douro promoveu dois concursos de ideias de empreendedorismo jovem, destinado aos alunos do ensino básico e secundário.

A Gala de entrega de prémios decorreu no Auditório de Peso da Régua onde os finalistas apresentaram as suas ideias ao júri e os vencedores ganharam computadores portáteis para cada membro da equipa.

A equipa vencedora do 3º Ciclo pertence à Escola Latino Coelho de Lamego, que apresentou um projeto que pretende reutilizar os sacos de Pellets para limpeza de terrenos florestais com recolha de pinhas.

Os vencedores do ensino Secundário foram os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego, que idealizaram uma plataforma de contratação de serviços externos na área da hotelaria e turismo.

Conceição Silva, membro do Júri dos concursos de Hup!Douro, referiu à UFM que apareceram projetos interessantes, demonstrando que os jovens estão atentos à realidade da região duriense e que há espírito criativo e empreendedor.

Foram 130 os participantes neste concurso que abrangeu todas as escolas dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal do Douro.

Narciso Moreira, diretor de projetos, lembrou que foram realizados vários workshops de sensibilização pelas escolas de toda a região do douro. Este responsável referiu ainda que a Hup!Douro também desenvolveu ações  de formação dirigidas a adultos a fim de orientar as ideias e elaborarem os projetos.

No próximo dia 16 de dezembro no Teatrinho de Peso da Régua a Hup!Douro vai dar a conhecer os vencedores do concursos de ideias  “Cria a Tua Empresa”. São 12 os finalistas que vão apresentar as suas propostas para o Douro.

Narciso Moreira referiu ainda que estes concursos pretenderam contribuir para a criação de condições favoráveis ao desenvolvimento económico da região do Douro.

O projeto Hup!Douro é promovido pela CIM Douro e pela Douro Alliance, co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020.