Greengrape e Teatro de Vila Real promovem exposição da Estação Imagem

A Greengrape e o Teatro de Vila Real apresentam em exposição as fotografias vencedoras do Concurso Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem.

Para ver até ao fim do mês de junho.

A tragédia está ainda na memória de todos. Portugal foi devastado em 2017 pelos incêndios mais fatais da história do país. Entre junho e outubro mataram mais de 100 pessoas e consumiram desde o início do ano, principalmente no centro do país, mais de 440 000 hectares de floresta e mato, um novo recorde de área queimada, de acordo os dados oficiais. Condições climáticas atípicas, como secas severas e múltiplas ondas de calor, foram apontadas como as principais causas.

“Verão negro”, a impressionante reportagem fotográfica de Patrícia de Melo Moreira, vencedora do Prémio Estacão Imagem 2018 Coimbra é um dos trabalhos fotojornalísticos que vale a pena conhecer na exposição que pode ser visitada no Teatro de Vila Real até ao final do mês de junho.

Dedicado ao fotojornalismo, o Prémio Estacão Imagem é, não só́ único na Península Ibérica, como um dos raros que se realizam em todo o mundo focados na reportagem fotojornalística, sendo atribuído por escolha do júri entre todos os trabalhos apresentados a concurso nas diversas categorias: notícias; vida quotidiana; assuntos contemporâneos; ambiente; série retratos; e desporto. Juntam-se ainda o Prémio Europa e o Prémio Noroeste Peninsular, a par da atribuição das Bolsas Estacão Imagem 2018 Coimbra e Viana do Castelo.

Este Prémio conta, desde 2018, com a Câmara Municipal de Coimbra como novo parceiro oficial. Em 2019, o Prémio Estação Imagem assinala do 10º aniversário e realiza-se pela segunda vez consecutiva em Coimbra, entre os dias 23 de abril e 21 de junho, animando a cidade com o concurso e o festival de fotojornalismo que lhe está associado (mais informação em http://www.estacao-imagem.com/pt/premio/2019).

Santiago Lyon, presidente do World Press Photo 2013 e atual diretor de conteúdos editoriais da Adobe, foi o presidente do júri da edição de 2018, tendo ficado claramente impressionado com a qualidade do fotojornalismo português. “É entusiasmante ficar a saber que o fotojornalismo em Portugal e na Galiza está bem vivo, tal como se comprova pela elevada qualidade dos trabalhos apresentados nesta edição.”

Esta exposição do Prémio Estacão Imagem 2018 Coimbra chega a Vila Real graças a uma parceria entre a Estação Imagem, a Greengrape | alltodouro, o Teatro Municipal de Vila Real e a Câmara Municipal de Vila Real, que se juntam para promover e valorizar o fotojornalismo em Portugal.

Prémio Estação Imagem 2018 Coimbra

Teatro de Vila Real

Terça a sexta: 14h00-22h00

Domingos, segundas e feriados: 14h00-20h00