Gilberto Igrejas reconduzido como presidente do IVDP

UTAD, Vila Real

O presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Gilberto Igrejas, foi reconduzido no cargo para um novo mandato de cinco anos.

O despacho foi assinado pela ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e ​​​​​​​produz efeitos a partir de 5 de dezembro, terminando em dezembro de 2028.

De acordo com o despacho, a renovação da comissão de serviço sublinha a “análise circunstanciada do desempenho no cargo e os resultados obtidos durante o exercício do mandato”.

Gilberto Igrejas nasceu em Vila Real, em julho de 1971, é licenciado em Biologia-Geologia, mestre em Recursos Genéticos e Melhoramento de Espécies Agrícolas e Florestais e doutorado em Genética e Biotecnologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), tendo desenvolvido o trabalho de investigação, de 1995 a 2002, em França, no Institut National de la Recherche Agronomique (Clermont-Ferrand), em França.

Professor associado com agregação na UTAD, desde 2012. Em 2014 integrou a Comissão de Autoavaliação do Curso de Enologia (1.º Ciclo) relativa ao Processo de Creditação da Comissão de Avaliação Externa, no conselho de administração da A3ES.

Foi vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vila Real (2016-2020) e vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde (2018-2021).

É deputado da Assembleia Municipal de Vila Real desde 2009 e presidente da Comissão de Ambiente desde 2013.

É presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto desde dezembro de 2018.