Futuro de 600 alunos prepara-se na UTAD

UTAD, Vila Real

Dos cursos às saídas profissionais, passando pelas infraestruturas de apoio ao ensino, à investigação e à inovação, o programa “Prepara o Teu Futuro” vai trazer 600 estudantes dos ensinos básico e secundário ao campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). De 24 de maio a 2 de junho, serão várias as oportunidades para perspetivar um percurso universitário.

Vindas dos distritos de Bragança, Vila Real e Porto, as 35 turmas vão explorar as diferentes valências da academia transmontana. “Com este programa, os alunos vão pôr-se na pele de um estudante universitário, percorrendo o campus, assistindo a aulas, experimentando atividades e, sobretudo, interagindo com professores e voluntários. Pela voz de quem já cá está, vão poder tirar dúvidas sobre os cursos, conhecer melhor as saídas profissionais e até descobrir vocações”, refere a provedora do Estudante, Isilda Rodrigues.

O “Prepara o Teu Futuro” envolve ainda 80 docentes e igual número de estudantes voluntários. O Kitchen Lab, a UTAD TV, o Jardim Botânico, os laboratórios de genética e de engenharia, os museus de Geologia e de Anatomia Animal ou a Unidade de Microscopia são alguns dos pontos de passagem obrigatória.

Nascido em 2022, “Prepara o Teu Futuro” é um programa de iniciação ao ambiente universitário destinado a alunos do ensino básico e secundário (do 9º ao 12º ano). Na primeira edição, registaram-se 400 participantes de toda a região Norte.

CI_UTAD