“Falta de capacidade” impede doadores de dar sangue em Vila Real

Nesta sexta-feira, dia em que o secretário de Estado da Saúde, António Sales, começou o dia dar sangue, apelando aos portugueses para repetirem o gesto, em Vila Real os dadores não o puderam contribuir por falta de “capacidade de colheita”.

Recorde-se que uma equipa de seis ou sete enfermeiros, dois administrativos, dois auxiliares e respetivo motorista deslocam-se habitualmente às sextas-feiras do Porto, para colher sangue, das 9h30 até às 17H30, ininterruptamente, no Centro Social e Paroquial da Sé, local escolhido pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação para fazer a recolha em Vila Real.

Mas, hoje, e mais uma vez, às 17h os dadores foram mandados embora por falta de capacidade da equipa de fazer mais recolhas.

Esta é uma situação que já foi reportada pela nossa rádio no ano de 2020 e que agora se volta a repetir.

A Universidade FM procurou explicações para esta situação junto da equipa mas, segundo a responsável, as perguntas teriam que ser enviadas por email. Até ao momento ainda não obtivemos resposta às questões colocadas.