Faleceu o Professor Emérito da UTAD, Arnaldo Silva

Faleceu hoje o Professor Doutor Arnaldo Dias da Silva, Professor Emérito do Departamento de Zootecnia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O docente é uma das referências da UTAD, ao longo do seu trajeto de vida pessoal e profissional, contribuiu para a disseminação do conhecimento da zootecnia em geral, e da nutrição em particular, sendo um grande defensor da manutenção do perfil de engenharia e da designação de “Engenharia Zootécnica”, de tal forma que em 19 de novembro de 2015 a universidade decidiu atribuir o seu nome à Unidade Experimental de Nutrição da UTAD.

Aquela sessão foi encerrada pelo então Presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte – CCDRN – Emídio Gomes, antigo aluno de Engenharia Zootécnica da UTAD, e atual reitor da academia que recordou os tempos de estudante e a relação com colegas, professores e funcionários com quem muito aprendeu e que o “ajudaram a partilhar os valores do trabalho”.

A reconversão desta infraestrutura denominada “Unidade Experimental de Nutrição Professor Arnaldo Dias da Silva” visa aumentar a visibilidade da UTAD, enquanto universidade e centro de investigação e possibilitar o estabelecimento de parcerias com empresas do sector pecuário e agroalimentar. Estas instalações, a par das estruturas de produção de ruminantes, aves, leporídeos, suínos, apicultura e de piscicultura constituem um dos principais pilares da investigação científica na área da ciência animal.

O corpo do Professor Arnaldo Dias da Silva esteve em câmara ardente na capela mortuária junto à igreja de S. Tiago de Bougado, Trofa. O funeral será amanhã, dia 29 às 11h00.