Estudantes voltam à rua para exigir soluções para o Planeta

Hoje realiza-se a Greve Climática Global, em Vila Real esta iniciativa terá lugar na Avenida Carvalho Araújo, entre as 15 e as 17 horas.

Os estudantes voltam a fazer greve pelo clima, mas agora contam com a participação e envolvimento de sindicatos e associações.

As reivindicações mantêm-se  como cortar 50% das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.

Haverá manifestações um pouco por todo o país e  no distrito de Vila Real estão agendadas para além da capital de distrito manifestações em   Chaves e  Vila Pouca de Aguiar.

O manifesto da Greve Climática Global exige o encerramento das centrais termoeléctricas de Sines e do Pego já na próxima legislatura, o fim das “concessões petrolíferas de gás ainda existentes em Portugal e a revogação da legislação que permite o lançamento de novas concessões de petróleo e gás no país”, a proibição de “importação de gás natural”, entre outras reivindicações.

Ontem em Vila Real e em jeito de preparação para a ação de hoje, o movimento “Vila Real Animal Save” promoveu um encontro de reflexão com a exibição do  documentário “Cowspiracy: O segredo da sustentabilidade”, seguido de um debate aberto com a ativista Marisa Sousa.