Escolas vão celebrar o V centenário da viagem de Fernão de Magalhães

Vila Real

Foi apresentado em Vila Real o programa das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães, que vai decorrer em todas as escolas do país.

Nesta sessão pública, o Secretário de Estado da Educação, João Costa, referiu que  as comemorações pretendem promover o estudo a partilha de conhecimento sobre  os descobrimentos, a cidadania, o valor das humanidades e a multiculturalidade. O membro do Governo salientou que este programa vai envolver todos os graus de ensino e ainda o ensino profissional, ensino técnico, a rede de bibliotecas escolares, sendo um dos objetivos criar uma rede de escolas a nível mundial de locais onde Fernão de Magalhães passou.

E são várias as iniciativas programadas até 2022, que passam “pela partilha de experiências que criem uma nova consciência global”

João Costa realçou ainda que os alunos vão ser estimulados a reconhecer as lições da história para preparar o futuro.

O secretário de estado da Educação referiu ainda que os alunos vão ser convidados a redigirem mensagens com destino a Marte que serão posteriormente levadas pela NASA.

As celebrações vão decorrer até 2022, com iniciativas estruturadas de forma participada e aberta, com o envolvimento de entidades públicas e privadas dos vários setores da sociedade, e com um alcance global, em particular nos países da Rota de Magalhães, potenciando contactos entre países, bilaterais ou multilaterais, e redes existentes sobre o tema.