Escola Secundária Camilo Castelo Branco com selo de qualidade de ensino

Vila Real

A escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real, voltou a ganhar o selo do Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais.

A certificação foi obtida após uma auditoria que foi efetuada por peritos externos, que integram uma bolsa constituída e gerida pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).

Na sequência desta avaliação, a Escola Secundária Camilo Castelo Branco, de Vila Real, (antigo Liceu) renovou o Selo de Conformidade EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais), pelo período máximo previsto, ou seja, 3 anos tendo melhorado a sua avaliação em todos os indicadores analisados.

Esta certificação vem confirmar a qualidade dos cursos profissionais lecionados por esta instituição e possibilitar a mobilidade e empregabilidade dos seus alunos cujas qualificações são, deste modo, formalmente reconhecidas no seio da União Europeia.

O EQAVET, instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, com o objetivo de melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço comunitário, coloca à disposição de todos os operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade, assentes no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria da eficiência da oferta formativa.

Para a Diretora da Escola, Helena Correia, este Selo de Conformidade EQAVET “é um motivo de orgulho que vem prestigiar a Escola e os seus agentes validando, de forma inequívoca, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido”, mas encara este reconhecimento como uma “responsabilidade acrescida no compromisso com a melhoria contínua da qualidade, competitividade e inovação do Ensino e Formação Profissional que é posto em prática nesta instituição de ensino.”