Ensino Superior: Vagas na UTAD aumentam para 1515

UTAD, Vila Real

O concurso nacional de acesso ao ensino superior regista um aumento de 34 vagas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), segundo dados hoje divulgados.

Depois de, no ano passado, o concurso nacional de acesso ao ensino superior ter registado o maior número de candidatos dos últimos 25 anos, as vagas vão voltar a subir.

Segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), o total de vagas para ingressar na UTAD é de 1.515, mais 34 vagas em relação ao ano anterior.

A Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias (ECAV) é aquela que tem um maior crescimento de vagas, com mais 21, relativamente ao ano anterior. O aumento de vagas está relacionado com a abertura do novo curso de Engenharia e Biotecnologia Florestal que vai disponibilizar 26 vagas. O curso de Engenharia Agronómica vai ter um aumento de 5 vagas, fixando-se agora nas 25 (existiam 20 vagas no ano anterior).

Os restantes cursos da ECAV vão manter o mesmo número do ano anterior: Engenharia Zootécnica – 25; Enologia – 35 e Medicina Veterinária – 85 vagas.

Relativamente à Escola de Ciências e Tecnologias (ECT) o aumento de vagas cifrou-se em 12, com crescimento de 7 vagas no curso de Engenharia Informática, agora com 139, quando foram 132 no ano anterior, subida de 3 vagas no curso de Comunicação e Multimédia, agora com 63 vagas, eram 60 no último ano e mais uma vaga nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Eletrotécnica e de Computação, respetivamente com, 11 e 26 vagas.

Os restantes cursos da ECT mantêm o número de vagas: Engenharia e Gestão Industrial – 30; Engenharia Mecânica – 25; Matemática Aplicada e Ciência de Dados – 25 e Engenharia Biomédica – 22.

Quanto à Escola de Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA) o número cresceu numa vaga, para o curso de Biologia e Geologia, agora com 11, quando existiram 10 vagas no ano anterior.

Em todos os outros cursos da ECVA o número de vagas mantem-se: Ciências do Desporto – 120; Genética e Biotecnologia – 57; Bioquímica – 50; Ciências da Nutrição – 40; Biologia – 30; Bioengenharia – 28; Ciências do Ambiente – 20 e Reabilitação Psicomotora – 20 vagas.

Na maior escola da UTAD, a Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS), o número total manteve-se em 512, houve apenas uma alteração de 5 vagas entre dois cursos, Educação Básica, cresceu de 20 para 25 vagas e Psicologia baixou de 70 para 65 vagas. Em todos os outros cursos da escola as vagas mantiveram-se iguais às do ano anterior.

Assim, na ECHS estas são as vagas por curso: Ciências da Comunicação – 66; Gestão – 66; Línguas e Relações Empresariais – 58; Economia – 52; Turismo – 50; Serviço Social – 45; Línguas, Literaturas e Culturas – 35; Animação Sociocultural – 28 e Teatro e Artes Performativas – 22 vagas.

Na Escola Superior de Enfermagem estão disponíveis 90 vagas, tal como no ano anterior.

O prazo de candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público decorre entre 06 e 20 de agosto, mais tarde do que habitualmente, como aconteceu no ano passado devido à pandemia de covid-19, que voltou a obrigar também ao adiamento do calendário de exames nacionais.

Luís Mendonça