“Ensino Superior e Desenvolvimento” livro de José Ferreira Gomes apresentado na UTAD

UTAD, Vila Real

O professor universitário José Ferreira Gomes apresentou o seu Livro “Ensino Superior e Desenvolvimento” na Universidade de trás os Montes e Alto Douro (UTAD).

Este livro é uma observação detalhada ao sistema de ensino superior e à investigação científica que se faz em Portugal e faz ainda uma comparação com o trabalho desenvolvido nesta área em outros países.

Nesta obra José Ferreira Gomes faz uma análise do ensino português desde o seculo XVIII referindo que com a expulsão dos jesuítas a maioria das escolas fecham e estima-se que o número de estudantes que existiam em 1759 só foi recuperado nos anos 30 do século XX, provocando um grande atraso na educação do país.

Quanto ao ensino superior no século XX registou-se um crescimento sustentado, havendo atualmente indicadores muito positivos e superiores a outros países.

José Ferreira Gomes salientou que a UTAD é uma “Âncora do desenvolvimento” da região, lamentando que não haja uma aposta efetiva no investimento da economia para permitir a criação de emprego para fixar os recém-formados.