Empresas tecnológicas criam emprego qualificado em Vila Real

Pelo menos cerca de duzentos empregos qualificados nos primeiros anos são as expectativas dos protocolos assinados entre a UTAD e quatro empresas de base tecnológica que se vão instalar em Vila Real, três delas mais precisamente na UTAD e uma, que já está a no Parque de Ciência e Tecnologia.  Os acordos foram assinados no âmbito do projeto INOV@UTAD, têm a duração de dois anos renováveis, e são empresas maioritariamente na área das tecnologias da informação que pretendem uma ligação próxima ao ambiente universitário, como explica o reitor da UTAD António Fontaínhas Fernandes.

Para além dos empregos criados, as empresas dão a oportunidade aos estudantes da UTAD realizarem estágios e teses de mestrado dentro do ambiente empresarial.

Para o reitor da UTAD, a região de Vila Real tem boas possibilidades para atrair mais emprego qualificado através de empresas tecnológicas e outras que assumem o emprego à distância, uma tendência mundial. Falta agora criar mais alguns incentivos.

A UTAD assinou  protocolos com a Arquiconsult, ISOBAR Portugal, World IT, que ficarão sediadas no campus universitário, e a Critical Software, que já está instalada no Régia Douro-Park, em Vila Real.

Sónia Domingues