Edifício do IPDJ de Vila Real poderá ser transformado em residências universitárias

Vila Real

O Governo publicou uma lista de edifícios do Estado, que poderão ser utilizados para alojamento universitário, caso assim as universidades o desejem.

A questão do alojamento para os estudantes é um problema que tem vindo a agravar-se, e, sem que haja financiamento para novas construções ou sequer possibilidade das universidades fazerem empréstimos para não aumentar a divida do estado, esta foi a solução encontrada, como explica o reitor da UTAD e presidente do CRUP, António Fontainhas Fernandes, que adianta que em Vila Real o Estado colocou nesta lista a antiga Pousada da Juventude, localizada no edifício do IPDJ.

O Reitor da UTAD aponta duas soluções na academia transmontana, passando por um acordo com a autarquia de Vila Real em relação ao edifício do IPDJ e conseguindo encontrar financiamento para criar 200 camas no antigo edifício do CIFOP.

A UTAD tenta encontrar soluções para o alojamento universitário, dado a cada vez maior procura por parte dos estudantes, provocada também pelo aumento do preço das rendas em Vila Real.

Sónia Domingues