“DiscoverYourTalent” Semana Europeia da Formação profissional

De 14 a 18 deste mês vai decorrer a Semana Europeia da Formação Profissional.

Organizada pela Comissão Europeia esta iniciativa, que vai contar com vários eventos pelos países membros, tem como objetivo promover as vantagens do Ensino Profissional.

Em Portugal Teresa Damásio foi a escolhida para ser a embaixadora desta semana, e à UFM referiu que o seu propósito é mostrar que o ensino e formação profissional são uma “escolha inteligente levando a empregos de alta qualidade”.

Um dos grandes desafios que atualmente as escolas do ensino profissional têm diz respeito a percentagem no ingresso do ensino superior dos seus alunos. Teresa Damásio avançou que um dos objetivos no nosso país é conseguir que 50% dos alunos do ensino profissional possa frequentar o Ensino Superior.

“Discover Your Talent!” é o mote da semana europeia e o tema deste ano é “Educação e Formação Profissional para todos – Competências para a Vida”. Teresa Damásio lembra a importância que a Comissão Europeia dá a esta via de ensino.

Teresa Damásio, embaixadora de Portugal desta semana europeia de formação profissional   é Administradora do Grupo Ensinus, o maior no ensino privado em Portugal, que faz parte do Grupo Lusófona, o maior grupo de ensino de língua portuguesa no mundo.

Estatísticas sobre Ensino e Formação Profissionais na Europa[1]

• 60% dos formandos de Ensino e Formação Profissionais garantem o seu primeiro emprego de longo prazo dentro de um mês após a conclusão dos estudos (um valor que aumenta para os 80% após seis meses);
  • 85% dos estudantes de Ensino e Formação Profissionais sentem-se concretizados com as competências que adquiriram;
  • A expectativa é de que as vagas de emprego para pessoas altamente qualificadas aumentem 21% entre 2015 e 2025, enquanto haverá 17% menos oportunidades para trabalhadores com qualificações baixas;
  • Mais de 120 000 alunos de Formação Profissional e cerca de 20 000 funcionários beneficiam, todos os anos, de oportunidades de mobilidade europeia;

O Fundo Europeu Social investe 6,7 mil milhões de euros em Ensino e Formação Profissionais e 7,2 mil milhões de euros em aprendizagem ao longo da vida (2014-2020).

[1] Fonte: Guia rápido sobre a ação da UE em matéria de Ensino e Formação Profissionais (EFP). Comissão Europeia, 2018