Dia do Engenheiro celebrado em Vila Real

A Ordem dos Engenheiros – delegação Norte celebrou o Dia do Engenheiro este ano em Vila Real.

A Aula Magna da UTAD recebeu a cerimónia que contou com homenagens, distinções e reconhecimentos de engenheiros, destacando-se a homenagem ao Reitor da UTAD António Fontaínhas Fernandes e ao deputado da Assembleia da República Luís Ramos.

O Reitor da UTAD lembrou o trabalho desenvolvido pela Universidade para que os cursos de engenharia desta academia fossem reconhecidos pela ordem, acrescentando que não contava com a homenagem.

Quando Fontaínhas Fernandes tomou posse como reitor da UTAD, a taxa de ocupação nos cursos de engenharia da UTAD era de 25%, atualmente está nos 95%, para o reitor esta é a prova de que “a engenharia é uma área de futuro”.

Fontaínhas Fernandes espera que o Curso de Engenharia Florestal possa abrir vagas no próximo ano letivo, lembrando que está criado na universidade transmontana o Laboratório Colaborativo na área dos incêndios e das tecnologias ligadas à Floresta. Para além disso o Reitor lembra que a “área florestal está mal gerida e precisa de engenheiros florestais”. Fontainhas Fernandes diz ainda que a procura é elevada havendo apenas duas instituições que leccionam engenharia florestal sendo a UTAD uma delas.

Luís Ramos, deputado do PSD na Assembleia da República, também foi um dos homenageados desta edição do dia do engenheiro. O também professor da UTAD diz que a homenagem o deixou “de coração cheio”.

Os dois homenageados receberam das mãos de Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, o troféu que assinalou esta cerimonia.

No final, e num momento carregado de simbolismo foi plantada uma árvore no Jardim Botânico da UTAD.