Covid-19/Vila Real: Casos por cem mil habitantes descem em 9 concelhos. Boticas sem casos

O município de Santa Marta de Penaguião é o que continua a apresentar o número de casos por cem mil habitantes mais elevado no distrito de Vila Real, tem agora 381 infeções (uma diminuição de 92 casos em relação à semana passada) por cem mil habitantes, de acordo com o último boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), referindo-se à incidência cumulativa a 14 dias, entre 07 e 20 de outubro.

Relativamente ao distrito de Vila Real, nove concelhos viram descer o número de casos de covid-19, em Sabrosa e Murça, o número de casos manteve-se, respetivamente, 51 e 111, em comparação com os da semana anterior. Em dois concelhos os casos aumentaram, sempre por cem mil habitantes.

Santa Marta de Penaguião é o único concelho do distrito de Vila Real que se encontra no grupo entre os 240 e os 480 casos por cem mil habitantes, considerado em risco elevado.

No grupo entre os 120 e os 240 casos, por cem mil habitantes, considerado risco moderado, estão os concelhos de: Mesão Frio, com 228 casos (menos 51 do que os apresentados no último boletim epidemiológico) e Alijó, com 180 casos (descida de 190 casos).

Os concelhos de Murça, com 111 casos (sem alteração em relação ao último boletim), Vila Real, com 90 casos (diminuição de 36 casos), Peso da Régua, com 89 casos (menos 32 infeções), Ribeira de Pena, com 84 casos (subida de 51 casos) e Vila Pouca de Aguiar, também com 84 casos (descida de 51 casos) fazem parte esta semana, do grupo de entre os 60 e os 120, casos por cem mil habitantes.

Sabrosa, com 51 casos (sem alteração em relação à última semana), Montalegre, com 34 casos (menos 67 casos) e Valpaços, com 27 casos (descida de 14 casos) situam-se, esta semana, no grupo entre os 20 e os 60 casos por cem mil habitantes.

Chaves e Mondim de Basto, apresentam neste boletim, 15 casos, no município flaviense verificou-se uma descida de 16 infeções, em relação a Mondim de Basto registou-se uma subida de casos, uma vez que no último boletim, o concelho não apresentava infeções.

Os município de Boticas não verifica casos esta semana.

A classificação é realizada de acordo com as categorias utilizadas pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e estes números correspondem a casos compilados até o dia 20 de outubro.

Luís Mendonça