Covid-19/Vila Real: Casos por cem mil habitantes descem em 11 concelhos

Geral, Região

O município de Montalegre é o que apresenta o número de casos de covid-19 mais elevado do distrito de Vila Real, tem agora 417 casos (uma diminuição de 225 infeções) por cem mil habitantes, de acordo com o boletim epidemiológico publicado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), referindo-se à incidência cumulativa a 14 dias, entre os dias 9 e 22 de setembro.

Relativamente ao distrito de Vila Real, há 13 concelhos que viram baixar o número de casos de Covid-19 e três municípios em que o número de casos cresceu.

No grupo entre os 240 e os 480 casos, por cem mil habitantes, em risco considerado muito elevado, estão agora, para além de Montalegre, os concelhos de: Valpaços, com 335 casos (subida de sete casos) e Boticas, com 264 casos (menos 223 casos do que os apresentados no último boletim epidemiológico).

Os concelhos de: Vila Pouca de Aguiar, com 177 casos (descida de 68 casos); Vila Real, com 164 casos (decréscimo de 47 casos) e Mondim de Basto, com 145 casos (menos 58 casos do que os apresentados no último boletim epidemiológico), são os concelhos que se encontram no grupo entre os 120 e os 240 casos, por cem mil habitantes, de acordo com o boletim epidemiológico publicado hoje.

Mesão Frio, com 102 casos (menos 76 casos); Chaves, com 92 casos (descida de 89 casos); Ribeira de Pena, com 84 casos (diminuição de 133 casos) e Alijó, com 76 casos (subida de 10 casos), encontram-se, esta semana, no grupo entre os 60 e os 120 casos, por cem mil habitantes.

Os concelhos de: Peso da Régua, com 57 casos (menos 77 casos); Sabrosa, com 51 casos (diminuição de 102 infeções); Santa Marta de Penaguião, com 46 casos (decréscimo de 76 casos) e Murça, com 37 casos (na última semana não verifica nenhum caso), são os concelhos que se situam no grupo entre os 20 e os 60 casos, por cem mil habitantes.

A classificação é realizada de acordo com as categorias utilizadas pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e estes números correspondem a casos compilados até o dia 22 de setembro.

Luís Mendonça