COVID-19: UTAD vai testar estudantes de enfermagem para regresso à prática clínica

UTAD, Vila Real

Amanhã, dia 2 de junho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai testar 92 estudantes, do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem à COVID_19, para regresso às atividades de prática clinica no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

Com a suspensão das aulas presenciais, foram também suspensas as atividades no âmbito da Unidade Curricular Ensino Clinico de Integração à Vida Profissional destes estudantes, essenciais para que possam terminar o curso de licenciatura em Enfermagem.

“Quisemos fazer um rastreio à COVID-19 dos estudantes que se preparam para retomar as atividades, para que possam exercer prática clínica com segurança para si e para os utentes do CHTMAD”, explica Maria João Monteiro, presidente da Escola Superior de Saúde Superior da UTAD.

A recolha de análises vai ser feita na Escola Superior de Saúde, situada no campus da UTAD, no dia 2 de junho, entre as 9 e as 12 horas, por enfermeiras do ACES Douro I – Marão e Douro Norte.

As análises serão feitas no Centro de Testagem COVID-19 da UTAD – Centro validado pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge – que integra uma equipa de 11 docentes, investigadores e estudantes de mestrado e doutoramento, em regime voluntário, e que já realizou cerca de dois mil testes em cerca de um mês de funcionamento.